sexta-feira, 14 de setembro de 2007

A inclusão digital nas comunidades indígenas...

... e sua auto-imagem na Internet


"O levantamento da expressão da auto-imagem indígena na Internet revelou um universo de grande riqueza cultural e política. Para realização desta pesquisa foi utilizado o site de busca Google e links contidos nos sites encontrados. O trabalho também incluiu pesquisa bibliográfica, leituras e análise de textos.

A Internet hoje tem um papel de extrema importância acerca da propagação da imagem, do momento jornalístico e informativo, principalmente considerando que não há barreiras físicas ou geográficas para limitar a disseminação das informações. Organizados e respaldados em associações, organizações e listas de discussão, o propósito dos grupos indígenas que estão conectados na rede mundial é sempre fortalecer o seu povo, como também entrar em contato com outros grupos, fortalecendo assim todo o movimento indígena.

Os sites além de apresentarem as culturas e tradições, revelam a existência de uma forte articulação política, tanto entre os povos brasileiros como nas outras sociedades indígenas latino-americanas, aspecto este que fortalece a imagem dos povos indígenas entre eles e para a sociedade branca, seja nos temas referentes à questão da terra, seja referente a saúde, educação ou o respeito aos povos. A Internet tanto propicia o contato entre grupos de uma mesma etnia, favorecendo a relação, como também na troca de informações entre os grupos. Muitas vezes a mídia convencional apresenta apenas informativos fragmentados e descontinuados e com interesses alheios a questão indígena.

Hoje as sociedades indígenas são as protagonistas de suas reivindicações e tem papéis sociais e atividades muito assertivas para a preservação de sua imagem, símbolo e história. Sendo assim, a Internet é uma ferramenta que permite uma crescente participação das sociedades indígenas, expressando por eles próprios suas reivindicações socio-político-culturais e criando uma maior visibilidade acerca da questão indígena."

Glaucia Maria Paschoal
(glauk_mag@yahoo.com.br)


---

Para fazer o download deste trabalho, click no link a seguir e boa leitura!!
DOWNLOAD - 525KB

2 comentários:

Isis disse...

Obrigada por disponibilizar este trabalho online. Eu o utilizarei como referência bibliografica para a minha monografia de mestrado.
Quem dera todos pensassem em compartilhar o conhecimento online!

Paola.Alemanha disse...

Infelizmente o arquivo nao está mais disponivel... Tem alguma forma de conseguir o trabalho?