quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Setor 2: Romantismo e Loucura

... uma análise etnográfica da barra do Setor 2 do C.A. Juventus


"Com o surgimento das Torcidas Uniformizadas na década de 40 e das Torcidas Organizadas no futebol em meados da década de 60, é possível fazer a afirmação que houve transformações na relação entre os torcedores e conseqüentemente no campo simbólico dos adeptos. Com o passar dos anos e com o aumento da visibilidade da atividade desenvolvida por estas torcidas, tornou-se objeto de pesquisa nos diversos campos da área acadêmica e científica.

Na atualidade, observamos o surgimento de novos movimentos que possuem características distintas das T. O. e que assimilam e reproduzem a prática torcedora de forma notoriamente diferente. O objetivo deste trabalho é compreender as novas formas destas agrupações, organização e produção ideológica e simbólica das torcidas de futebol que surgem com essas características diferenciadas em específico das Torcidas Organizadas.

Considerando que estas novas práticas expressam a própria crítica ao modelo institucionalizado das T. O, há por parte destas novas agrupações manifestações de crítica ao Futebol Contemporâneo e seus produtos, à mídia e às ordenações desenvolvidas por setores de controle do espetáculo e patrocinadores.

A pesquisa se justifica sobretudo neste momento em que é inegável a transição pela qual passa o esporte no Brasil e como estão sendo desenvolvidas políticas que transformam as formas de aproveitamento e apropriação deste esporte por parte de todos, sejam eles patrocinadores, mídia e espectadores. O trabalho pretende trazer, primeiramente um breve histórico sobre o torcer e sobre os agrupamentos torcedores no Brasil. Em seguida visa elucidar o funcionamento e formação de uma T. O., em seus mecanismos hierárquicos, institucionais, burocráticos e “profissionais”. Depois nos dois últimos capítulos discorro uma analise etnográfica sobre a Barrabrava do Juventus e um histórico das barrabravas no Brasil."


Felipe Trafani de Oliveira


---

Para fazer o download deste trabalho, click no link a seguir e boa leitura!!
DOWNLOAD - 393KB

3 comentários:

Felipe Trafa disse...

Olá a todos,

Este trabalho foi produzido como exigencia para a titulação de graduação em Ciências Sociais na PUC-SP, no mês de dezembro do ano de 2006, sendo aprovado no mês de março em 2007.

Aos interessados em estudar futebol, torcidas, barra bravas, etc. tenho um certo material disponivel também, tanto virtual, como em textos e livros.

Para interessados em contato escrever para FTRAFANI@GMAIL.COM

Atenciosamente,
Felipe Trafani de Oliveira

Anônimo disse...

Dá-lhe Juve!

Xiita.

Setor 2 disse...

www.flogao.com.br/setor2