quinta-feira, 31 de maio de 2007

A Ciência em Nietzsche

... sob a óptica do artista


"O trabalho aqui desenvolvido, tem como vontade, estudar a crítica feita por Friedrich Nietzsche à Ciência, para que a partir dessa perspectiva, se possa pensar uma nova ciência a ser praticada e experimentada juntamente com o pensamento nietzschiano.

Como Nietzsche se dedicou a crítica da moral e de suas bases valorativas, é fundamental, pensar através desse grande filósofo em como resolver o problema de se fazer ciência de uma maneira que se possa afirmar a vida.

Dentro da filosofia nietzschiana a crítica à Ciência é um pedaço da grande crítica que ele faz a sociedade e ao pensamento judaico cristão. Assim se fez necessário discorrer sobre três temas, criados ou recriados por Nietzsche: Vontade de Potência, Eterno Retorno e Niilismo.

Não deixando de ressaltar, talvez como Nietzsche mesmo diria, que será uma interpretação pessoal do filósofo e de seus apontamentos, na tentativa de repensar e experimentar sua filosofia junto com vivência acadêmica e suas tradições. Por fim, tentarei traçar como seria através do pensamento nietzschiano uma nova ciência que não se prenda a valores morais e possa realmente ajudar ao ser humano se superar e a viver a vida na sua tragicidade."

Camila Minervino


---

Para fazer o download deste trabalho, click no link a seguir e boa leitura!!
DOWNLOAD - 134KB

Nenhum comentário: